Heitor Schuch

Seminário vai debater situação da agricultura familiar no país

A Frente Parlamentar da Agricultura Familiar (FPAF) vai realizar, na próxima quarta-feira (16), seminário na Câmara Federal para debater a situação da agricultura familiar do país, e as perspectivas no período de pós-pandemia. De acordo com o presidente da Frente, deputado Heitor Schuch (PSB/RS), o objetivo do encontro é analisar a conjuntura das políticas públicas destinadas a este setor que no Brasil responde por mais de 70% da produção de alimentos e sofreu grandes prejuízos nos últimos dois anos. Além das restrições sanitárias impostas pala Covid, Schuch afirma que as intempéries climáticas, como a seca no Sul e as enchentes em outras regiões contribuíram, para agravar o cenário. “Os agricultores familiares não receberam praticamente nenhuma medida de apoio em função da pandemia, estão endividados e descapitalizados. Para piorar, o aumento desenfreado nos preços dos insumos. Estamos a 60 dias do anúncio do Plano Safra e precisamos levar ao governo quais as medidas necessárias para garantir o plantio das lavouras”, destaca Schuch.

Foram convidados para o evento as entidades do setor, como Contag, Contraf, Movimento dos Pequenos Agricultores, MST, Embrapa, Conab e Unicafes. O professor de professor de sociologia e membro permanente do departamento de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS, Sérgio Schneider, será um dos palestrantes.

O seminário ocorrerá a partir das 17h, no plenário 6 do Anexo II. Também será transmitido de forma on line pela plataforma zoom.

Facebook
Twitter
WhatsApp