Heitor Schuch

Schuch cobra medidas para abastecimento de milho balcão no RS

08/09/2020|

Presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar (FPAF), o deputado Heitor Schuch (PSB/RS) esteve em audiência com o secretário especial da Agricultura Familiar, Fernando Schwanke, nesta terça-feira (8), em Brasília, sobre medidas para garantir o abastecimento de milho para os produtores gaúchos, que enfrentam maior escassez do grão em função da estiagem e consequente aumento no preço. Schuch cobrou retorno quanto às demandas que foram encaminhas pelo setor em agosto, após reunião com a Conab.

O documento, elaborado por FPAF e Fetag, aponta cinco pontos principais no que diz respeito ao Programa de Milho Balcão, entre os quais o aumento do limite de consumo para bovino de leite de 60 para 120kg/mês; a ampliação do limite de consumo para bovino de corte de 15 para 50kg/mês; o cadastramento de armazéns para a distribuição do milho no Estado e aumento dos estoques de milho no Rio Grande do Sul. “A seca que castigou o RS no verão resultou na redução da safra de milho em torno de 27% de acordo com o IBGE e 35% de acordo com a Fetag, somando-se a 1ª safra e a 2º safra de milho, que foi transformada em silagem de baixíssima qualidade. Portando, os estoques do grão no Estado não são suficientes para suprir a demanda das cadeias produtivas de leite e carnes. A demanda é de pelo menos 20 mil toneladas”, destacou Schuch ao reforçar especialmente a necessidade de credenciamento de mais armazéns para facilitar a logística de transporte e reduzir o frete.

O secretário garantiu que todas as reivindicações são viáveis e estão em análise para serem operacionalizadas, exceto a que se refere à subvenção ao preço do milho, que também consta do documento que, segundo ele, não há previsão orçamentária.

Facebook
Twitter
WhatsApp