Heitor Schuch

Reuniões tratam da pauta da seca em Brasíia

Agendas importantes no dia de hoje foram realizadas em Brasília sobre a necessidade de medidas de apoio aos agricultores gaúchos castigados pela seca. O tema foi a principal pauta tratada pelo deputado Heitor Schuch com o presidente da Conab, Edegar Pretto, e também com o secretário de Desenvolvimento Rural do RS, Ronaldo Santini, que esteve em seu gabinete na Câmara. Também aconteceu uma reunião conjunta entre as entidades do setor e os ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, da Agricultura, Carlos Fávaro e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Junto com o deputado estadual Elton Weber, e os presidentes da Contag, Aristides Veras, e da Fetag/RS , Carlos Joel da Silva, o parlamentar reforçou ao governo federal a necessidades de medidas urgentes, entre as quais:

  • Recurso para equalizar a prorrogação das operações de Pronaf custeio e de Pronaf investimento vencidas e vincendas no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2023;
  • Rebate de 35% sobre a parcela vencida ou vincenda aos agricultores que irão liquidar dentro do cronograma de reembolso no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2023.
  • Linha de crédito emergencial, com teto de financiamento de até R$50 mil por mutuário, prazo de reembolso de até 10 anos e bônus de adimplência de 30% para a reestruturação produtiva das propriedades.

O principal encaminhamento do dia foi a criação de um grupo de trabalho entre as entidades, governo do estado e governo federal para buscar respostas rápidas à situação vivenciada pelas famílias gaúchas.

Facebook
Twitter
WhatsApp