13/01/2021 |
Com a presença do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Carlos Joel da Silva, os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Vale do Rio Pardo se reuniram ontem em Santa Cruz do Sul, nesta terça-feira (12), para discutir estratégias de enfrentamento às perdas provocadas pela seca. O deputado Heitor Schuch (PSB/RS) também participou do encontro.
A estiagem que atinge a região desde novembro começa a provocar escassez de água em vários municípios e as prefeituras realizam levantamentos das perdas para formalizar os decretos de emergência. De acordo com os produtores, os prejuízos na agricultura serão maiores do que na safra passada caso não ocorra a normalização das chuvas ainda em janeiro. “A situação é muito grave para o setor, que sequer havia se recuperado dos danos causados pela estiagem do ano passado”, alerta Schuch. “Precisamos de medidas concretas de socorro aos agricultores”.
O parlamentar está agendando para a próxima semana um audiência com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para cobrar retorno do governo para a pauta de reivindicações que havia sido entregue pela Fetag ainda em dezembro. Schuch também reforça a preocupação com a ausência de uma política permanente no Estado para tratar o problema recorrente da seca, de forma preventiva. “Só se retoma o debate sobre programas de irrigação no RS quando falta chuva. Precisamos enfrentar as barreiras que impedem a implantação de ações efetivas e garantir os recursos para tanto”, afirma o deputado, lembrando que no ano passado foram garantidos – entre emendas da bancada federal, Assembleia Legislativa e Ministério do Desenvolvimento Regional – para a perfuração de poços artesianos e abertura de açudes, no entanto por causa da burocracia até agora as obras não começaram ainda em grande parte dos municípios.