Heitor Schuch

Lei da Agricultura de Precisão busca trazer mais tecnologia e inovação no meio rural

Você sabe o que é a Política Nacional de Incentivo à Agricultura e Pecuária de Precisão, de autoria do deputado Heitor Schuch (PSB/RS)? Sancionada na última terça-feira (13), a Lei 14.475/22 tem como objetivo ampliar a utilização de técnicas de produção agropecuária no Brasil. A agropecuária de precisão utiliza tecnologia de ponta, como rastreamento por GPS e sensores colocados no solo, para otimizar o uso de insumos e aumentar a produtividade. Entenda com mais detalhes a proposta da nova legislação:

▶️ Finalidade

A lei é o marco regulatório inicial para a agricultura de precisão. O objetivo da proposta é aumentar a produtividade e a lucratividade, reduzir o desperdício e os custos e garantir a sustentabilidade ambiental, social e econômica do setor agrícola.

▶️ O que muda com a sanção da Lei?

Com a sanção da Lei, o governo federal poderá criar políticas públicas para melhorar a eficiência no uso de recursos, produtividade, qualidade, rentabilidade e sustentabilidade da produção agropecuária, agregando valor à cadeia produtiva da agricultura brasileira. O texto obriga os órgãos responsáveis pela formulação e regulação da política a criarem linhas de crédito para a aquisição de equipamentos, estimulando o investimento na agricultura e pecuária de precisão. Eles também devem ouvir as reivindicações e sugestões de representantes do setor de pesquisa e dos produtores rurais.

A legislação determina, ainda, que deve ser aplicada a mesma alíquota de imposto sobre os itens nacionais e sobre os importados produzidos pela agricultura e pecuária de precisão. Outro ponto estabelece que a agricultura e a pecuária de precisão devem ser reconhecidas como técnicas de redução de riscos para efeito de contratação de seguros rurais.

Além disso, o novo instrumento vai contribuir para que o Brasil possa atender seus compromissos com a Agenda de 2030 da Organização da Nações Unidas (ONU), que entende o planeta, as pessoas, a prosperidade, a paz e a parceria como cruciais para o desenvolvimento saudável da vida e determina 17 objetivos de desenvolvimento sustentável a serem atingidos até 2030.

Facebook
Twitter
WhatsApp