O deputado federal Heitor Schuch (PSB/RS) participou nesta terça-feira (28) da Audiência Pública sobre Integração Fronteiriça e Desenvolvimento, realizada em Ponta Porã (MS), na fronteira com Pedro Juan Caballero (Paraguai), no âmbito da Comissão Temporária de Integração Fronteiriça do Parlamento do Mercosul (Parlasul). O evento reuniu parlamentares, prefeitos, representantes do setor produtivo e acadêmico, autoridades locais e instituições regionais do Brasil e do Paraguai.
Durante o encontro, Schuch — que preside a Comissão de Desenvolvimento do Parlasul — defendeu uma nova visão sobre as regiões de fronteira, destacando seu potencial estratégico para o crescimento conjunto dos países.
“As fronteiras não devem ser vistas como portas entre os Estados, mas como centros de desenvolvimento conjunto, onde o progresso é compartilhado e as políticas públicas se complementam”, afirmou o parlamentar.
Schuch também lembrou a audiência pública promovida em Santana do Livramento (RS), em agosto deste ano, sobre políticas de saúde nas zonas fronteiriças, destacando que o tema da integração precisa estar associado a ações concretas de bem-estar e infraestrutura.
A audiência foi proposta pelo parlamentar Nelsinho Trad (Brasil) e contou com a presença de autoridades como o prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, o presidente da Câmara Municipal, Agnaldo Pereira Lima, e o presidente da Junta Municipal de Pedro Juan Caballero, Jorge Medina, além do parlamentar Walter Kobylanski (Paraguai).
Entre os palestrantes estiveram ainda o ministro João Carlos Parkinson, que abordou a importância do Corredor Bioceânico; Lucio Flavio Joichi Sunakozawa, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, que defendeu maior integração acadêmica; e Gustavo Oliveira Vieira, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), que destacou o papel das universidades como parceiras estratégicas no desenvolvimento das fronteiras.
Também participaram Luciano Wexell Severo, do FOCEM, Renato Marcilio, da Sanesul, e Erivelto Alencar, da Receita Federal, que trataram de temas como financiamento de infraestrutura, saneamento básico e criação de zonas francas em áreas de fronteira.
O encontro marcou ainda os 25 anos do Parlamento Internacional Municipal (Parlim) e os 20 anos do Parlasul, sendo encerrado com a inauguração da Pedra Fundamental do Obelisco da Integração Brasil–Paraguai, símbolo do compromisso conjunto com o fortalecimento da integração regional.