O deputado federal Heitor Schuch (PSB/RS) manifestou seu total apoio ao Grito de Alerta, realizado nesta quarta-feira (20) em São Luiz Gonzaga, pela Fetag-RS e seus sindicatos, cobrando medidas urgentes de apoio aos agricultores gaúchos que enfrentam, mais uma vez, os impactos da seca. Entre as principais reivindicações da mobilização estão mudanças no Proagro, para garantir um acesso mais justo ao seguro agrícola, e a aprovação da securitização das dívidas rurais, que pode aliviar a situação financeira dos produtores. Schuch foi representado no evento pelo seu chefe de gabinete, Anselmo Piovesan.
O deputado, que não pôde estar presente porque estava em Brasília acompanhando votações e a tramitação de seus projetos sobre o Proagro e a securitização, destacou a importância dessas mudanças. Ele é autor de dois projetos que corrigem distorções no Proagro, incluindo a retirada da exigência do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que hoje impede o acesso de muitos agricultores ao benefício. Além disso, suas propostas garantem que os recursos do programa fiquem em um fundo específico para cobrir perdas e que produtores em municípios em situação de emergência não tenham restrições ao seguro.
Schuch também é coautor do projeto de securitização das dívidas rurais, que prevê a renegociação dos débitos em até 20 anos, com três anos de carência e juros diferenciados: 1% ao ano para produtores do Pronaf, 2% para o Pronamp e 3% para os demais agricultores. “Essas medidas são essenciais para dar um novo fôlego aos agricultores, que estão cada vez mais sufocados pelas perdas e pelo endividamento. A luta do Grito de Alerta é a nossa luta em Brasília, e seguimos trabalhando para que essas propostas sejam aprovadas o quanto antes”, reforçou Schuch.