Cada unidade receberá um investimento de R$ 86 mil, com a previsão de conclusão das obras em até 18 meses. A Caixa Econômica Federal será responsável por pactuar os contratos com os beneficiados
O deputado Heitor Schuch participou, nesta quinta-feira (8), da assinatura de contratos para a construção de 300 moradias na área rural do Vale do Taquari. O evento ocorreu na Sociedad (União Centenária, em Marques de Souza, com a presença do secretário nacional de Habitação, Hailton Madureira, e do ministro das Cidades, Jader Filho. A iniciativa faz parte do programa “Minha Casa Minha Vida Rural – Reconstrução” e visa atender as famílias afetadas pelas enchentes de setembro e novembro de 2023 e maio deste ano.
A execução das obras no Vale do Taquari ficará a cargo da Cooperativa de Habitação Camponesa Ltda (CoopCamponesa) e da Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar (Coohaf), vinculada à Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS. “É um momento significativo, um programa novo e inédito no Brasil, criado como resposta às catástrofes climáticas que enfrentamos”, destaca Schuch. A demora na liberação dos recursos ocorreu devido à necessidade de construção de um crédito suplementar dentro do programa macro Minha Casa Minha Vida, destinado especificamente a situações de calamidade.
A oficialização do programa ocorreu no final de fevereiro, com o anúncio da construção de 600 unidades habitacionais – 300 pela CoopCamponesa e 300 pela Coohaf. O ato ocorreu na cidade de Muçum. Cada unidade receberá um investimento de R$ 86 mil, com a previsão de conclusão das obras até o final de 2024. A Caixa Econômica Federal será responsável por pactuar os contratos diretamente com os beneficiados.
Nos últimos 20 anos, o programa Minha Casa Minha Vida já construiu mais de 200 moradias em Travesseiro. A nova fase do programa promete restabelecer a dignidade, segurança e conforto das famílias afetadas pelos desastres socioambientais no Rio Grande do Sul.