Heitor Schuch

Deputado recebe demandas do setor leiteiro

O deputado Heitor Schuch recebeu em seu gabinete, nesta semana, representantes do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS), que manifestaram preocupação com os elevados subsídios concedidos por Uruguai e Argentina ao setor leiteiro daqueles países, que prejudicam a concorrência com o produto nacional, impactando diretamente no aumento da importação de leite e reduzindo o preço pago aos produtores brasileiros. O secretário-executivo da entidade, Darlan Palharini, também reforçou a necessidade de revogação da desoneração das importações de whey protein, adotada pelo governo passado, ou que, como alternativa, se ofereça às empresas nacionais crédito presumido de PIS e Cofins de 9,25% sobre a compra de soro de leite produzido no Brasil. O benefício se estenderia durante todo o período de vigência da redução do imposto do produto importado.

O Sindilat/RS argumenta que a decisão de desonerar a importação do whey protein gera “severos prejuízos” à cadeia produtiva nacional, com impacto sobre os preços do queijo e sobre o valor pago aos produtores de leite. “A decisão vai gerar reflexos nos trabalhadores das indústrias e nos produtores de leite, além de sepultar a possibilidade de novos investimentos dessa linha de produtos no país, que representa o maior grau de industrialização e tecnologia aplicada a atividade”, afirma o dirigente.

O deputado Heitor Schuch destacou que as demandas expostas pelo setor serão levadas ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. “São problemas recorrente que vamos debater na Comissão de Indústria e Comércio da Câmara e também encaminhar ao governo. Uma situação de desigualdade competitiva que precisa ser enfrentada!

Facebook
Twitter
WhatsApp