Presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, o deputado Heitor Schuch cobrou do governo federal medidas de enfrentamento à estiagem que atingiu lavouras do Estado, na segunda (7), durante a abertura da Expodireto Cotrijal, em Não-me-toque. O evento vai até esta sexta-feira, dia 11, retomando as atividades presenciais depois de dois anos. Conforme Schuch, a estiagem que atinge o Estado é a maior dos últimos 70 anos, com mais de 450 municípios em estado de emergência. No entanto, até agora, as medidas de apoio a produtores e municípios foi muito pouca. “Tivemos bastante promessas, a própria ministra da Agricultura esteve aqui conferindo in loco as perdas gigantescas, mas ação concreta ainda mínima”, criticou.
A expectativa geral era de que o governo mandasse representante para a feira, uma das maiores do setor agrícola do Brasil e anunciasse as medidas esperadas co tanta expectativa, como o refinanciamento das dividas, auxilio emergencial e os descontos de acesso ao Pronaf. A quebra de safra no Rio Grande do Sul é estimada inicialmente pela Emater em 42%, entretanto o deputado acredita que esse percentual deverá ser muito maior. “Têm regiões em que a perda na soja e no milho foi de mais de 70%”.
Além do cenário de estiagem, outra preocupação são os custos de produção em alta e o cenário de escassez de insumos que tende a ser agravado com as consequências da guerra entre Rússia e Ucrânia, que já causou uma disparada nos preços internacionais de commodities, como petróleo e trigo. O conflito, que atinge um dos principais produtores e fornecedores mundiais de fertilizantes, deixou mais evidente os riscos da dependência do agronegócio brasileiro dos produtos importados, que respondem por 85% do volume utilizado nas lavouras do país. Na sexta-feira passada, um comunicado do governo russo recomendou a suspensão de todas as exportações de fertilizantes.
Apesar das incertezas que atingem o setor, Schuch destacou a capacidade de superação da agricultura familiar, que marca forte presença na Expodireto por meio das agroindústrias. Atração tradicional da feira o Pavilhão da Agricultura Familiar conta com 197 expositores de diversos municípios do Rio Grande do Sul.