Heitor Schuch

Criada a Federação Internacional Sul-Americana de Produtores de Erva-Mate

Presidente da Frente Parlamentar da Erva ate, o deputado Heitor Schuch comemorou a criação nesta mês da Federação Internacional Sul-Americana de Produtores de Erva-Mate, uma organização sem fins lucrativos, composta por representantes do setor de Paraguai, Brasil e Argentina, com o objetivo de proteger a produção e promover a pesquisa, desenvolvimento, diversificação e comercialização, posicionando o produto, por sua condição saudável e natural e por sua qualidade, no mundo.

A nova Federação foi aprovada durante uma reunião na sede do Instituto Nacional da Erva-Mate (INYM), com a presença dos representantes da produção argentinos e membros do Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate) e do Centro Yerbatero Paraguaio.

“Esta nova entidade surge para valorizar um legado que os três países compartilham, que é sermos os únicos produtores do mundo de erva-mate, com mais de 500 anos de história, cultura e tradição seja no chimarrão, no mate ou no tereré”, afirma Schuch. “Com a união dos três países a expectativa é trabalharmos juntos para o desenvolvimento e crescimento da atividade, começando agricultores familiares, que são a grande maioria dos produtores, buscar alternativas de crescimento ao divulgar os benefícios da nossa erva para a saúde, atrair novos consumidores e caminhar rumo a um equilíbrio de rentabilidade para todos os envolvidos na cadeia ervateira”.

Durante o encontro foi acordado que o país-sede da Federação Internacional Sul-Americana de Produtores de Erva-Mate será o Paraguai. Enquanto isso, o Conselho Diretivo será presidido pela Argentina e secundado por Brasil e Paraguai.

Facebook
Twitter
WhatsApp