Deputado Heitor Schuch foi ao Senado articular aprovação de projeto de renegociação de dívidas rurais
A semana foi marcada por obstruções no Congresso Nacional, com deputados e senadores entrando em obstrução e travando as votações. Como resultado, projetos importantes deixaram de avançar — entre eles, o da securitização das dívidas rurais, já aprovado na Câmara dos Deputados, e que agora aguarda votação no Senado.
Preocupado com a demora na tramitação de propostas fundamentais para os agricultores, o deputado federal Heitor Schuch (PSB/RS) esteve pessoalmente no Senado, nesta semana, conversando com diversos senadores e líderes partidários. O objetivo é acelerar a aprovação do projeto de lei que prevê a renegociação das dívidas dos pequenos produtores rurais, do qual Schuch é um dos coautores.
“Estamos vivendo um momento crítico no campo, com produtores sufocados por dívidas e sem fôlego para investir. Esse projeto já foi aprovado na Câmara e agora depende apenas do Senado. Precisamos dar agilidade a essa pauta, porque o tempo está contra os agricultores”, destacou o parlamentar.
O projeto de renegociação prevê prazo de pagamento de até 10 anos, carência de até 3 anos e juros compatíveis com a renda do produtor, beneficiando milhares de famílias agricultoras atingidas por estiagens, queda de renda e dificuldades de mercado.
Schuch também reforçou a necessidade de diálogo e responsabilidade institucional para que os impasses políticos não penalizem quem está na ponta, especialmente os trabalhadores e trabalhadoras rurais.