13/05/2021 |
Encerrando as agendas da Fetag em Brasília, nesta quarta-feira (12) o vice-presidente, Eugênio Zanetti, e o assessor de Política Agrícola, Kaliton Prestes, acompanhados pelo deputado federal Heitor Schuch, reuniram-se com o diretor do Departamento de Gestão de Riscos do MAPA, Pedro Loyola, para tratar sobre o Programa de Seguro Rural (PSR) para a agricultura familiar no Plano safra 2021/2022.
Na reunião foi reforçada a necessidade de que a subvenção ao prêmio de 55% para grãos e de 60% para frutíferas seja repetida para essa safra. Além disso, é preciso maior agilidade na subvenção das apólices para as frutas e indenização quando houver perda de qualidade no trigo.
A Fetag se comprometeu a contribuir com o Programa de Seguro Rural para aqueles agricultores que desejem aderir ao novo modelo, porém, não abre mão do Proagro e de seu fortalecimento.
Considerando a necessidade de aprovação do PLN 04 no Congresso Nacional para que sejam suplementados os valores necessários para a execução do Plano Safra 2021/2022, a FETAG-RS irá trabalhar junto aos parlamentares para que a votação ocorra o mais breve possível e para que o orçamento destinado ao MAPA seja suficiente para atender todas as demandas da agricultura e da pecuária familiar.
Representando a Contag, participaram da reunião o assessor de Política Agrícola, Décio Sieb, e o assessor da Região Sul, Nestor Bonfanti. Também esteve presente o assessor parlamentar, Diego Kiefer.
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Fetag/RS)