09/03/2018
Presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, o deputado Heitor Schuch (PSB/RS) estará em Montevidéu, na próxima segunda-feira (12), participando da reunião do Parlamento do Mercosul (Parlasul). Mais uma vez, Schuch tentará pautar o debate sobre o leite e a necessidade de imposição de salvaguardas para os produtores nacionais. “Sei que é um tema espinhoso para os demais países do bloco e também para a área econômica do governo brasileiro, mas é impossível que um tema dessa importância fique de fora das discussões. A cadeia leiteira gaúcha agoniza”, afirma Schuch.
O deputado defende a implantação de um sistema de cotas para a importação de leite do Uruguai no limite de 3 mil toneladas, incluindo leite em pó, soros em pó e queijos. E lembra que somente no Estado, dos 479 mil estabelecimentos rurais existentes, 198,4 mil são produtores de leite e destes 84,1 mil produzem comercialmente, caracterizando-se em sua absoluta maioria como agricultores familiares, com uma área de terra média de 19 hectares.
Schuch destaca que nos últimos meses a redução no preço médio foi de 30,99% e grande parte dos agricultores estão pagando para produzir, em situação falimentar. A renegociação das dívidas de custeio e a prorrogação dos investimentos, anunciadas pelo Banco do Brasil na Expodireto, ajudam, segundo ele, mas não resolvem a situação. “Precisamos combater a fonte do problema, que passa pelas importações sem controle dos países vizinhos, especialmente Uruguai e Argentina”.
contato
(61) 3215 5277
Praça dos Três Poderes
Câmara dos Deputados
Gabinete 277 - Anexo III
CEP: 70160-900 - Brasília/DF
(51) 3062 0032
Rua dos Andradas, 1155 - Sala 603
Centro Histórico - Porto Alegre/RS
CEP: 90.020-015
PSB NA CÂMARA
HEITOR SCHUCH NA CÂMARA
Acesse os informativos do mandato
Cadastre-se para
receber os informativos
Se ainda não é cadastrado, cadastre-se abaixo e receba os informativos.
a partir de agora você receberá os
informativos do heitor schuch
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS