27/04/2015
A necessidade de prorrogação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi reforçada pelo deputado Heitor Schuch, durante pronunciamento na sessão plenária da Câmara Federal. O parlamentar fez um apelo ao Ministério do Meio Ambiente pela ampliação do prazo que vence no próximo dia 5 de maio.
Schuch destacou que, de acordo com dados da Emater, no Rio Grande do Sul apenas 2% dos agricultores conseguiram realizar o cadastro com sucesso. Entre os principais entraves são apontados o conceito de banhado, a vegetação nativa do Bioma Pampa, as dificuldades de leitura e interpretação das imagens de satélites na identificação de divisas nas regiõs mais íngremes do Estado e o tempo exíguo para a realização do processo. "É preciso um período maior, afinal são 380 mil propriedades de agricultura familiar no Rio Grande", lembrou.
O cadastro ambiental rural foi instituído pelo novo código florestal e consiste em um cadastro eletrônico obrigatório a todas as propriedades e posses rurais (inclusive aquelas que não exercem atividades agrícolas, como pousadas). Nesse cadastro, além de inserir alguns dados sobre a propriedade, também será necessário delimitá-la sobre um mapa georreferenciado, outras feições também devem ser delimitadas como as áreas de vegetação nativa, reserva legal e áreas de preservação permanente.
contato
(61) 3215 5277
Praça dos Três Poderes
Câmara dos Deputados
Gabinete 277 - Anexo III
CEP: 70160-900 - Brasília/DF
(51) 3062 0032
Rua General Câmara, 270 - Sala 301
Centro - Porto Alegre/RS
CEP: 90.010-230
PSB NA CÂMARA
HEITOR SCHUCH NA CÂMARA
Acesse os informativos do mandato
Cadastre-se para
receber os informativos
Se ainda não é cadastrado, cadastre-se abaixo e receba os informativos.
a partir de agora você receberá os
informativos do heitor schuch
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS