15/12/2016
A principal ação social de distribuição de alimentos e educação nutricional do Rio Grande do Sul está ainda maior. O programa Prato para Todos, da Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa), ampliou seu alcance em novembro e chegou a 50 mil pessoas atendidas, contra a média até então dd 30 mil atendimentos. Isso graças ao auento sazonal na produção de hortigranjeiros.
Lançado em outubro do ano passado, o projeto social oferece alimentos e educação nutricional a famílias de baixa renda de Porto Alegre. "A Ceasa exerce um papel exemplar com o programa Prato para Todos, evitando o desperdício e fornecendo gêneros para entidades sociais. Mais do que proporcionar alimentação saudável, a iniciativa tem a função nobre de educar as pessoas para o aproveitamento integral de alimentos", lembra o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto.
Voluntariado solidário
Por meio de voluntários, o programa seleciona hortifrutigranjeiros entre os excedentes de mercado do pavilhão de produtores e do setor atacadista. Ao final do dia, os produtos são classificados e armazenados, para depois comporem kits que têm, ainda, pães doados pela Seven Boys. "O importante é saber que realmente conseguimos evitar o desperdício de alimentos e auxiliar famílias que estavam precisando destes produtos. Se o banco de alimentos não existisse, uma grande quantidade iria para o lixo, deixando de ajudar inúmeras pessoas", conta o coordenador do projeto, Claiton Ferreira.
"Trabalho com a Ceasa há mais de 30 anos. Então, quando me convidaram para participar do programa realizando doações de alimentos, não pensei duas vezes. A gente sempre pode ajudar o próximo com o que temos", disse Guido Kremer, produtor rural e parceiro do programa. Entre as entidades beneficiadas estão creches comunitárias, instituições filantrópicas, asilos e entidades oficialmente registradas que cuidam de crianças ou pessoas em vulnerabilidade social.
O programa Prato para Todos conta com um banco de alimentos localizado na Ceasa, no bairro Anchieta, em Porto Alegre. É nele que trabalham cerca de 280 voluntários, oriundos de unidades terapêuticas especializadas em tratamentos de dependência química, que auxiliam na carga e descarga de donativos, além da seleção de alimentos e montagem para a entrega dos produtos a famílias e instituições. "São pessoas que passaram por situações difíceis e que encontram aqui condições para a realização de um trabalho voluntário. É uma reinserção social de muito valor", explica Claiton Ferreira.
Sobre o programa
O Prato para Todos é uma ação da Ceasa/RS e da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), em parceria com o Sistema Fecomércio-RS/Sesc e a empresa Seven Boys. Ao todo, são 350 entidades sociais atendidas, 14 fazendas de jovens em recuperação que atuam como voluntários e 180 famílias do entorno da Ceasa que recebem os donativos do programa.
(Com informações de Alessandra Pinheiro/SECOM)
contato
(61) 3215 5277
Praça dos Três Poderes
Câmara dos Deputados
Gabinete 277 - Anexo III
CEP: 70160-900 - Brasília/DF
(51) 3062 0032
Rua dos Andradas, 1155 - Sala 603
Centro Histórico - Porto Alegre/RS
CEP: 90.020-015
PSB NA CÂMARA
HEITOR SCHUCH NA CÂMARA
Acesse os informativos do mandato
Cadastre-se para
receber os informativos
Se ainda não é cadastrado, cadastre-se abaixo e receba os informativos.
a partir de agora você receberá os
informativos do heitor schuch
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS