14/07/2015
A utilização dos agrotóxicos no Brasil tem trazido sérias consequências, tanto para o meio ambiente como para a saúde do trabalhador rural. O alerta foi feito pelo deputado Heitor Schuch durante pronunciamento na tribuna. Isso se dá devido à alta toxidade dos produtos, uso inadequado e falta de equipamentos de proteção coletiva e individual. Sendo agravada a situação pelas condições socioeconômicas e culturais precárias da grande maioria dos trabalhadores rurais, o que o torna vulnerável frente aos agrotóxicos.
O parlamentar lembrou que o Brasil é o maior consumidor de produtos agrotóxicos do mundo e as regiões brasileiras que apresentam maior consumo e comercialização de venenos agrícolas são Sudeste (cerca de 38%) e Sul (31%) sendo que o Rio Grande do Sul registra um índice de 12% e o Centro Oeste (23%).
Conforme Schuch, as grandes quantidades de agrotóxicos usados em algumas culturas merecem mais atenção, não pela intensidade de aplicações e sim pelas suas extensas áreas, como tomate e morango. “Cumpre salientar que o Ministério Público Federal pressionou a Anvisa no banimento de dois ingredientes ativos, o forato e parationa metílica, que são inseticidas que afetam o sistema nervoso de qualquer organismo vivo a ele exposto, obrigando também a União/Mapa a interromper novos registros de produtos que contenham tais ingredientes.”
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) recomenda a redução progressiva e sustentável do uso dos agrotóxicos em plantações, sendo que o Brasil se tornou o maior consumidor mundial de veneno, e ressalta ainda seus riscos a saúde, em especial entre as causas do câncer. “Agrotóxico é motivo de despesa, de aumento dos custos de produção, sem falar no perigo de exposição ao produto. Agricultor nenhum gosta de manusear agrotóxico, e, todos, reiteradas vezes, nos cobram e questionam se não há tecnologias que diminuam a necessidade deste produto”, afirmou Schuch. “Algo deve ser feito. A Embrapa precisa reforçar as pesquisas nessa área. E que nós possamos envolver também nessa discussão a Anvisa, o ministério do Meio Ambiente e, é lógico, a nossa Casa, através da Comissão de Meio Ambiente deste Parlamento”.
contato
(61) 3215 5277
Praça dos Três Poderes
Câmara dos Deputados
Gabinete 277 - Anexo III
CEP: 70160-900 - Brasília/DF
(51) 3062 0032
Rua dos Andradas, 1155 - Sala 603
Centro Histórico - Porto Alegre/RS
CEP: 90.020-015
PSB NA CÂMARA
HEITOR SCHUCH NA CÂMARA
Acesse os informativos do mandato
Cadastre-se para
receber os informativos
Se ainda não é cadastrado, cadastre-se abaixo e receba os informativos.
a partir de agora você receberá os
informativos do heitor schuch
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS