25/05/2017
No dia 25 de maio comemoramos o Dia do Trabalhador Rural. São eles homens e mulheres, agricultores (as) familiares, meeiros, posseiros, extrativistas, parceiros, arrendatários, produtores e assalariados. Para o deputado Heitor Schuch, esse é um marco importante no reconhecimento da contribuição desses profissionais ao desenvolvimento de nosso país.
A data, criada em 1964, marca o dia do falecimento do deputado federal Fernando Ferrari (PTB), protagonista da luta pelas questões sociais rurais. "A comemoração é importante para nos lembrarmos dos trabalhadores do campo, muitas vezes esquecidos pelos brasileiros que moram em centros urbanos, que desconhecem que são os rurais os responsáveis pelo nosso alimento de cada dia", afirma Schuch.
Ao falarmos de alimento, não podemos deixar de lado a extrema importância dos produtores da agricultura familiar, que também é uma geradora de riquezas para o Brasil. Hoje, a agricultura familiar é responsável por cerca de dois terços de todo o alimento consumido pela população brasileira, cumprindo papel fundamental para o abastecimento dos mercados nacionais. Entre os vários exemplos, podemos lembrar que os agricultores familiares respondem por cerca de 70% do feijão do mercado nacional, 58% do leite, 50% do frango e 47% do milho, entre outros. Segundo a ONU, espera-se que o Brasil seja o maior exportador de alimentos do planeta, algo que só será possível por meio da complementaridade entre uma agricultura familiar desenvolvida e uma agricultura de grande escala forte e sustentável.
No Rio Grande do Sul, o papel da agricultura familiar é muito importante. São quase 380 mil produtores,que representam 86% de todos os estabelecimentos rurais gaúchos. Além de produzirem92% da mandioca e 85% do leite consumidos no Estado, os trabalhadores rurais fazem do Estado um dos principais produtores do Brasil. Aqui também entra o importante papel da sustentabilidade ambiental no campo e o empoderamento dos trabalhadores rurais quanto às boas práticas rurais, que são uma tendência necessária no campo. Para alimentarmos uma população crescente sem aumentar a pressão sobre os recursos naturais, precisamos buscar uma agricultura mais sustentável. Afinal, a responsabilidade internacional do Brasil não é apenas a segurança alimentar, mas também o exemplo com a proteção e a preservação ambiental. "Por isso, a importância de nossos trabalhadores rurais, os grandes soldados na linha de frente da batalha para vencer os desafios. Esta é a razão pela qual não podemos esquecer esses trabalhadores nos campos. Precisamos fortalecê-los e reconhecer sua valiosa contribuição".
Existem no Brasil hoje cerca de 16 milhões de trabalhadores rurais que precisam de políticas públicas que garantam e fortaleçam as condições de vida, de saúde e ambiente de trabalho. Defendo, portanto, mais políticas de extensão rural, assistência técnica, disseminação de boas práticas agrícolas e tecnologias inovadoras, focadas na sustentabilidade, do campo. A profissionalização dos trabalhadores traria uma melhoria para toda a sociedade, ao potencializar o resultado tão importante do trabalho desses indivíduos, garantindo desenvolvimento econômico, segurança alimentar e mais qualidade de vida; ao melhorar sua qualidade de vida, gerar mais renda e estimular a permanência no campo. "Parabéns aos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Brasil, juntamente com seus sindicatos, federações, a Contag e a Contar, pelas lutas constantes, trabalho árduo e principalmente pelo alimento de todos os dias".
contato
(61) 3215 5277
Praça dos Três Poderes
Câmara dos Deputados
Gabinete 277 - Anexo III
CEP: 70160-900 - Brasília/DF
(51) 3062 0032
Rua dos Andradas, 1155 - Sala 603
Centro Histórico - Porto Alegre/RS
CEP: 90.020-015
PSB NA CÂMARA
HEITOR SCHUCH NA CÂMARA
Acesse os informativos do mandato
Cadastre-se para
receber os informativos
Se ainda não é cadastrado, cadastre-se abaixo e receba os informativos.
a partir de agora você receberá os
informativos do heitor schuch
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS