23/11/2017
Ficou para a próxima semana a votação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 100/11, que permite aos municípios manter seu dinheiro em cooperativas de crédito assim como efetuar operações com essas instituições financeiras. A proposta, que começou a ser discutida em plenário, tem apoio do deputado Heitor Schuch.
Na avaliação a iniciativa é muito importante e deve ser aprovada. “Conheço de perto o sistema de crédito cooperativo e sei que o mesmo não vem concorrer com os bancos públicos, como o Banco do Brasil e a Caixa, e que, para constituir uma cooperativa de crédito, existe um regramento definido pelo Banco Central, que é aplicado a todas as instituições financeiras que operam no país”, destacou.
Para Schuch, se as cooperativas de credito são submetidas às mesmas regras que regem todos os demais bancos, não há nenhuma justificativa para que fiquem excluídas de operar junto a entes públicos, em especial junto às prefeituras municipais e nas localidades em que não há outras instituições financeiras, mas existem cooperativas de crédito funcionando. Pelas contas que temos da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e da Ocergrs, há mais de 500 municípios nesta situação.
A grande diferença entre as cooperativas de crédito e o restante do sistema bancário é que, nas primeiras, aquilo que sobra no final do exercício é reinvestido, é reaplicado no desenvolvimento local. Esse dinheiro fica no município e não vai para o estrangeiro. “Portanto, essa redistribuição faz com que essas comunidades se fortaleçam cada vez mais, fomentando o desenvolvimento local, investindo nas pessoas, nas instituições, nos colégios, nas escolas, inclusive nas Escolas Família Agrícola”.
contato
(61) 3215 5277
Praça dos Três Poderes
Câmara dos Deputados
Gabinete 277 - Anexo III
CEP: 70160-900 - Brasília/DF
(51) 3062 0032
Rua dos Andradas, 1155 - Sala 603
Centro Histórico - Porto Alegre/RS
CEP: 90.020-015
PSB NA CÂMARA
HEITOR SCHUCH NA CÂMARA
Acesse os informativos do mandato
Cadastre-se para
receber os informativos
Se ainda não é cadastrado, cadastre-se abaixo e receba os informativos.
a partir de agora você receberá os
informativos do heitor schuch
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS