06/07/2017
No dia primeiro de julho comemoramos o dia internacional do cooperativismo em uma justa homenagem a este sistema de organização social, as cooperativas, que vêm dando uma significativa contribuição na redução da pobreza, na geração de emprego, na integração social e no desenvolvimento econômico no. Um sistema que talvez possa ser sintetizado com duas palavras: inclusão de pessoas.
Em especial neste momento de crise em que o país vive, o cooperativismo se apresenta como proposta fática de valorização do ser humano. Temos no planeta R$ 925 milhões de pessoas passando fome, não por falta de alimentos, mas por haver uma grande concentração de renda que não permite o acesso ao alimento para todos.
Quero destacar que no mundo existem um bilhão de pessoas associadas em mais de 90 países, gerando 100 milhões de empregos. No Brasil são mais de 6.600 cooperativas envolvendo 9 milhões de associados, gerando 300 mil empregos e respondendo por 3,5% do Produto Interno Bruto, mas ainda um percentual pequeno quando comparados com alguns países europeus. E temos a convicção da capacidade de ampliar ainda mais este espaço para o setor cooperativo.
Quando deputado estadual do estado do Rio Grande do Sul, presidi e Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo – Frencoop/RS, onde trabalhamos naquele parlamento encaminhando um conjunto de legislações que vieram para incentivar o setor, com destaque para o Fundopen/rs e o Integrar/RS, entre outras.
Enfatizo também a importância que a Câmara vote e aprove o PLP 100/11 que possibilita que os municípios que tenham disponibilidade financeira de caixa depositem os recursos nas cooperativas de crédito. Até porque em 564 municípios com atuação destas cooperativas não existe nenhum banco público e os agentes públicos locais precisam se deslocar para os municípios vizinhos para operar suas contas bancárias.
Para finalizar, reafirmo que, sonhar é bom, muitos passam a vida sonhando que as coisas simplesmente vão surgir de algum lugar encantado e resolver as suas vidas. Mas a realidade é bem outra, sonhar é preciso, mas do sonho para a realidade existe um caminho a ser percorrido, que exige muito trabalho, dedicação, sacrifício e planejamento associado à vontade de mudar uma realidade que muitas vezes não nos agrada ou favorece.
Enfatizo que precisamos lançar as sementes ao solo e cuidar para que elas cresçam e produzam. Viva o cooperativismo!
contato
(61) 3215 5277
Praça dos Três Poderes
Câmara dos Deputados
Gabinete 277 - Anexo III
CEP: 70160-900 - Brasília/DF
(51) 3062 0032
Rua General Câmara, 270 - Sala 301
Centro - Porto Alegre/RS
CEP: 90.010-230
PSB NA CÂMARA
HEITOR SCHUCH NA CÂMARA
Acesse os informativos do mandato
Cadastre-se para
receber os informativos
Se ainda não é cadastrado, cadastre-se abaixo e receba os informativos.
a partir de agora você receberá os
informativos do heitor schuch
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS