O deputado federal Heitor Schuch (PSB-RS) cobrou em Plenário que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) busque soluções para que os serviços de telecomunicações cheguem ao campo com eficiência. De acordo com o socialista, os trabalhadores rurais precisam que as telecomunicações funcionem. “Leis e regulamentos existem. Estes precisam ser cumpridos a bem do desenvolvimento social e econômico”, disse.
Schuch lembrou que há dois anos, em reunião com a Anatel, a Agência afirmou que a internet estaria disponível em todas as cidades brasileiras e em um raio de, no mínimo, 30 km da sede do município. Além disso, o mesmo serviço seria disponibilizado gratuitamente em todas as escolas. “Já estamos na metade do ano de 2015 e, pelo visto, esse compromisso assumido pelas operadoras não será cumprido”, lamentou.
Nos dias atuais, segundo o deputado, é muito difícil tocar as atividades do cotidiano para qualquer cidadão sem o acesso ao conjunto de informações oferecido pela telefonia celular e internet. Essas tecnologias possibilitam a realização de diversos serviços bancários, pedidos de insumos e medicamentos, chamados veterinários, mecânicos, nota fiscal eletrônica e encomenda de produtos sem sair de casa.
No entanto, esta tecnologia não está acessível a todos, que é o caso dos trabalhadores do campo. De acordo com o parlamentar, boa parte da população rural brasileira continua privada de toda essa modernidade simplesmente por que não existe sinal de celular e de internet.
Schuch também criticou o Governo, que faz muitos anúncios e lançamentos de programas, mas que, para ele, ficam apenas na publicidade.
O socialista gaúcho também valorizou a profissão de agricultor, a qual disse que ninguém escolhe por esporte, e sim por ser uma missão. “Mas é tarefa do poder público oferecer políticas públicas e a infraestrutura para o desenvolvimento do meio rural”, finalizou.