21/05/2015
Com a participação de mais de 3 mil agricultores familiares de 23 regionais sindicais da Fetag, Santa Maria foi palco de mobilização do 21° Grito da Terra Brasil 2015, na quarta-feira (20). O deputado Heitor Schuch destacou as manifestações durante pronunciamento em Brasília. Ao mesmo tmpo, na Capital Federal, a Contag e suas 27 Federações cobravam do governo federal respostas à pauta nacional.
O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, disse que o governo brasileiro abandonou a agricultura familiar. “As mobilizações puxadas pela Contag, em Brasília, forçaram as audiências. Ainda não temos resultados, mas até agora foram mais de 20 reuniões com ministros e as coisas não avançaram. O governo quer diminuir o crédito para a agricultura familiar, corte de 40% no orçamento no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a proposta de aumento nos juros do Pronaf, bem como no Proagro, que hoje é de 2% e passaria para 3%, e a cada utilização será acrescido de 1% até chegar em 6%. Isso é um verdadeiro absurdo, caso seja confirmado”, enfatiza Joel.
O coordenador da Macrorregional Delcimar Borin enfatizou que o Grito da Terra em Santa Maria representa um marco para o movimento sindical e, em especial, para a Regional Santa Maria. “A nossa cidade é extremamente urbana e universitária e receber três mil agricultores de todo o Rio Grande do Sul, que estão mobilizados e buscam melhorias para o campo. O governo federal tem insistido em elevar impostos, cortar os recursos essenciais para a habitação, trancando o Programa Nacional de Crédito Fundiário, enfim temos que mobilizar e mostrar a nossa força e organização.”
contato
(61) 3215 5277
Praça dos Três Poderes
Câmara dos Deputados
Gabinete 277 - Anexo III
CEP: 70160-900 - Brasília/DF
(51) 3062 0032
Rua dos Andradas, 1155 - Sala 603
Centro Histórico - Porto Alegre/RS
CEP: 90.020-015
PSB NA CÂMARA
HEITOR SCHUCH NA CÂMARA
Acesse os informativos do mandato
Cadastre-se para
receber os informativos
Se ainda não é cadastrado, cadastre-se abaixo e receba os informativos.
a partir de agora você receberá os
informativos do heitor schuch
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS