17/03/2015
O deputado Heitor Schuch (PSB/RS) manifestou hoje (17) preocupação com a situação da Emater, que voltou a perder o certificado de filantropia. O parlamentar já solicitou audiência urgente com a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, para tratar da questão. O objetivo é reativar a mobilização no Estado em defesa da entidade, envolvendo Secretaria do Desenvolvimento Rural, deputados estaduais e federais e entidades da agricultura familiar. Na Assembleia Legislativa, o deputado Elton Weber (PSB) irá pedir reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Técnica e Extensão Rural. “Não podemos aceitar passivamente esse revés por parte do governo federal”, afirma Schuch.
Em portarias administrativas publicadas no último dia 6 de março (números 37 e 38), o Ministério do Desenvolvimento Social tornou nula a decisão de março de 2014 que havia concedido o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) à Emater até 2017, alegando mudanças na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), e reconhecendo a filantropia somente no período entre 2001 e 2009, ano em que foi alterada esta legislação. “Portanto, a Emater encontra-se sem certificação de 2009 em diante, o que significa a possibilidade de cobrança de contribuições sociais, em montantes estimados em até R$ 36 milhões por ano, um rombo no já apertado orçamento da entidade”, destaca Schuch.
Para o parlamentar é inquestionável a natureza sócio assistencial do trabalho desenvolvido pela Emater, que está presente em 493 dos 497 municípios gaúchos, atendendo cerca de 250 mil famílias de agricultores e pecuaristas familiares, quilombolas, indígenas, assentados da reforma agrária e pescadores artesanais, muitos em situação de vulnerabilidade social.
Ação Popular - O ato do MDS também indeferiu o pedido da Emater de instalação de uma Câmara de Conciliação na AGU, alegando que por ser associação privada a mesma não pode “conciliar” ou negociar litígios com a União. A decisão, no entanto, em nada afeta a liminar obtida pela Ação Popular que impede a cobrança do passivo da dívida com o INSS que ultrapassa R$ 2 bilhões.
contato
(61) 3215 5277
Praça dos Três Poderes
Câmara dos Deputados
Gabinete 277 - Anexo III
CEP: 70160-900 - Brasília/DF
(51) 3062 0032
Rua dos Andradas, 1155 - Sala 603
Centro Histórico - Porto Alegre/RS
CEP: 90.020-015
PSB NA CÂMARA
HEITOR SCHUCH NA CÂMARA
Acesse os informativos do mandato
Cadastre-se para
receber os informativos
Se ainda não é cadastrado, cadastre-se abaixo e receba os informativos.
a partir de agora você receberá os
informativos do heitor schuch
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS