24/11/2016
Os deputados Heitor Schuch e Bebeto estiveram reunidos nesta quarta-feira (23) com a diretoria da Contag e das 27 Federações de Trabalhadores na Agricultura (Fetags) discutindo sobre a inclusão do sistema federativo da confederação no Projeto de Lei que trata da contribuição sindical. O objetivo é que os rurais fiquem contemplados em suas demandas na proposta, que tramita na Câmara e propõe nova contribuição a ser paga pelo trabalhador, sindicalizado ou não, a chamada contribuição negocial.
O Projeto de Lei já foi desenhado nas suas linhas mestras, porém a conversa entre as entidades e o relator do projeto, deputado Bebeto, abre o diálogo para contemplar o segmento da agricultura familiar, bem como do assalariamento rural, pois são atividades diferenciadas. No entendimento da Contag, como o agricultor familiar não tem contracheque, tampouco 13º salário, não existe a possibilidade de se aplicar uma contribuição negocial. Hoje, a contribuição da categoria é sindical, correspondente a um dia de trabalho por ano, diferente do trabalhador assalariado que tem o desconto na sua folha de pagamento mensalmente.
Conforme o relatório apresentado, a contribuição negocial será cobrada mensalmente tanto de empregados quanto de empregadores, com exceção do mês de cobrança da contribuição sindical. O valor a ser arrecadado será fixado em assembleia de negociação salarial ou convenção coletiva e não poderá ultrapassar 1% da remuneração bruta anual do trabalhador. Essa contribuição, destinada ao pagamento das despesas jurídicas, técnicas e administrativas das negociações coletivas, é cobrada atualmente por alguns sindicatos, mas há questionamentos na Justiça sobre sua validade e extensão.
Segundo a proposta do relator, o recurso dos trabalhadores e dos empresários será partilhado entre os entes sindicais, uma parte ao conselho de autorregulação sindical e ainda ao aparelhamento da inspeção e fiscalização do trabalho.
O texto prevê penalidades para o empregador que não repassar a contribuição negocial ou deixar de enviar a relação de trabalhadores com os valores recolhidos.
contato
(61) 3215 5277
Praça dos Três Poderes
Câmara dos Deputados
Gabinete 277 - Anexo III
CEP: 70160-900 - Brasília/DF
(51) 3062 0032
Rua dos Andradas, 1155 - Sala 603
Centro Histórico - Porto Alegre/RS
CEP: 90.020-015
PSB NA CÂMARA
HEITOR SCHUCH NA CÂMARA
Acesse os informativos do mandato
Cadastre-se para
receber os informativos
Se ainda não é cadastrado, cadastre-se abaixo e receba os informativos.
a partir de agora você receberá os
informativos do heitor schuch
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS