02/06/2015
A Semana Nacional do Meio Ambiente foi lembrada pelo deputado Heitor Schuch durante pronunciamento nesta terça-feira. Instituída pelo Decreto Federal 86.026/81, originário do Dia Mundial do Meio Ambiente, criado pela Conferência das Nações Unidas em 1972, a semana tem por referência o dia 5 de junho de cada ano.
O parlamentar destacou que, historicamente os agricultores brasileiros, em especial os gaúchos, vêm sendo apontados como os responsáveis pela degradação e destruição do meio ambiente. Mas, segundo ele, esta é uma responsabilidade que deve ser partilhada entre todos, "afinal cuidar do planeta não é uma responsabilidade só dos produtores rurais, que estão fazendo a sua parte".
Schuch chamou atenção para algumas questões que estão comprometendo o futuro do planeta, em especial ocasionado pelo modelo consumista que o Brasil implantou sem preocupação com a sustentabilidade. "O importante é vender, o importante é socar produtos na população independente dela ter ou não a necessidade de consumir. A tecnologia está ficando obsoleta com uma rapidez cada vez maior, gerando verdadeiras montanhas de lixo eletrônico", discursou.
O deputado também apresentou dados alarmantes:
* De cada 100 quilos de lixo produzido nas cidades 63 são atirados em rios e córregos, poluindo os cursos d/água.
* Cada habitante de uma cidade tipo Porto Alegre produz em média 1 quilo de lixo por dia, mais ou menos 350 quilos por ano.
* No Brasil, o lixo produzido em uma semana corresponde a um estádio de futebol do tamanho do Maracanã.
* 1 litro de esgoto pode poluir de 10 a 100 litros de água natural.
* Cada habitante de uma cidade produz média 100 litros de esgoto por dia?
*Que 40% das garrafas PETS não são recicladas, indo parar nos rios e córregos, liberando produtos altamente tóxicos e cancerígenos? São 200 mil toneladas de PET por ano.
* Ainda reciclamos muito pouco do lixo que produzimos.
Por sua vez, conforme Schuch, os agricultores têm sim uma grande preocupação com o meio ambiente, porque convivem com ele e dependem diretamente dele o tempo todo para poderem executar a sua atividade, que é produzir o alimento. "Os agricultores buscam sempre preservar o solo e as águas, pois aprenderam desde criança que um solo degradado e uma água poluída inviabilizam a sua sobrevivência e a de seus filhos", enfatizou. "Entretanto, amargamos alguns índices preocupantes, o de ser o Brasil o maior consumidor mundial de agrotóxicos, título que em nada nos orgulha. Aos agricultores é despejado um pacote tecnológico que envolve cada vez mais o uso de adubos e de venenos. Precisamos que nossa Embrapa, desenvolva pesquisas gerando tecnologias que não sejam tão dependentes dos insumos modernos e caros."
contato
(61) 3215 5277
Praça dos Três Poderes
Câmara dos Deputados
Gabinete 277 - Anexo III
CEP: 70160-900 - Brasília/DF
(51) 3062 0032
Rua dos Andradas, 1155 - Sala 603
Centro Histórico - Porto Alegre/RS
CEP: 90.020-015
PSB NA CÂMARA
HEITOR SCHUCH NA CÂMARA
Acesse os informativos do mandato
Cadastre-se para
receber os informativos
Se ainda não é cadastrado, cadastre-se abaixo e receba os informativos.
a partir de agora você receberá os
informativos do heitor schuch
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS