27/02/2015
Durante esta semana o deputado Heitor Schuch (PSB/RS) cobrou fortemente do governo federal medidas que atendam às reivindicações dos caminhoneiros, que estão fazendo protestos em diferentes pontos do país com pleitos justos, democráticos e que contam com o apoio da maioria dos deputados gaúchos, em especial da Frente Parlamentar da Agricultura.
Um dos principais pontos de reivindicação é a elevação dos valores cobrados pelo frete e a redução do preço do óleo diesel, insumo que impacta o custo, não só dos caminhoneiros mas também da agricultura como um todo.
Schuch lerta, entretanto, que a grave dos caminhoneiros traz consequências para outros setores e um dos mais afetados hoje é o da agricultura, que já vem sendo penalizada com uma das maiores crises já vividas no setor leiteiro: não bastasse a redução no preço e a falta de pagamento, está sendo obrigado a jogar o produto fora por falta de transporte. O mesmo está acorrendo na área da produção de animais como suínos, aves e produção de hortigranjeiros. !Caminhoneiros e agricultores são duas categorias descapitalizadas e que dependem do óleo diesel", resume.
Por isso, Schuch faz um apelo para que os organizadores da greve dos caminhoneiros permitam a passagem dos caminhões que transportam leite, animais vivos e produtos perecíveis, o que minimizará os prejuízos dos agricultores, até porque agricultores e caminhoneiros são categorias irmãs. Em Brasília, o deputado estaá pressionando o governo para que atenda o pleito dos caminhoneiros e, principalmente, que reduza o preço do diesel.
Em 2009, quando era deputado estadual, Schuch liderou uma mobilização nacional, iniciada na Assembleia Legislativa, que resultou na redução do preço do diesel em 9,6%, o representou na época uma economia de R$ 40 milhões para os agricultores gaúchos, que consumiram naquele ano 230 milhões de litros de óleo diesel.
O setor agropecuário brasileiro responde hoje por mais de 16% do consumo de diesel, e o setor de transporte por 75%! Portanto, é fundamental que este insumo básico para o setor produtivo e de transporte tenha uma redução significativa de preço, em especial neste momento de queda drástica nos valores internacionais do petróleo".
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