09/03/2017
Uma mobilização pela manutenção da UFSM em Cachoeira do Sul será realizada no dia 9 de março, às 20h, na Esquina Democrática (Rua Sete de Setembro, 1078).
A realização é da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul. A Reitoria da UFSM estará presente.
O deputado Heitor Schuch se somou à mobilização que busca a garantia de liberação de recursos para as obras do campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em Cachoeira do Sul. O parlamentar não poderá se fazer presente no grande ato promovido pela Câmara de Vereadores nesta quinta (9), no município, mas enviará representação. E reitera o apoio à reivindicação. "O campus de Cachoeria é de suma importância para o desenvolvimento de toda a região. Precisamos nos unir, ampliar o movimento e cobrar do governo federal", afirma.
O parlamentar afirma que também levará o tema para debate dentro da bancada gaúcha, em busca de reforços para o movimento “Somos Todos UFSM”.
Histórico
Após forte mobilização, Cachoeira do Sul recebeu, em 2011, a garantia da instalação de uma extensão da UFSM. O Campus da UFSM-CS foi oficializado em 19/12/2013, através da Resolução nº038/2013 do Conselho Superior da instituição.
A UFSM-CS iniciou suas atividades em 2014 com cinco cursos de graduação: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Agrícola, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Transportes e Logística. As aulas estão sendo realizadas provisoriamente em quatro imóveis no centro da cidade. O novo Campus conta com uma área física de aproximadamente 84 hectares e a previsão era de que os primeiros prédios fossem concluídos em 2017.
Porém, o Governo Federal não tem repassado os recursos necessários para garantir o bom andamento das obras no Campus. Os recursos investidos na construção dos prédios estão sendo repassados pela sede central da UFSM, que tem feito um esforço enorme para concretizar o campus, retirando recursos de seu próprio orçamento. Entretanto, esse ainda está muito aquém do necessário.
Atualmente, a UFSM-CS conta com 62 docentes, 35 técnicos administrativos e 10 funcionários terceirizados. Nos próximos meses, a instituição deverá receber mais 9 professores substitutos e 2 professores visitantes. No corpo discente, a Universidade terá em 2017 cerca de 800 alunos. Após a conclusão do campus, terá capacidade para 1.900 estudantes.
Porém, as incertezas que rondam o tema têm afetado diretamente as atividades da instituição. Se as obras não andarem em ritmo adequado, em pouco tempo a área que a UFSM dispõe terá que ser ocupada unicamente para salas de aulas, reduzindo, assim, o espaço destinado para pesquisa e extensão. Essa perspectiva está desanimando estudantes e docentes, muitos os quais já buscam transferências para outras instituições.
contato
(61) 3215 5277
Praça dos Três Poderes
Câmara dos Deputados
Gabinete 277 - Anexo III
CEP: 70160-900 - Brasília/DF
(51) 3062 0032
Rua General Câmara, 270 - Sala 301
Centro - Porto Alegre/RS
CEP: 90.010-230
PSB NA CÂMARA
HEITOR SCHUCH NA CÂMARA
Acesse os informativos do mandato
Cadastre-se para
receber os informativos
Se ainda não é cadastrado, cadastre-se abaixo e receba os informativos.
a partir de agora você receberá os
informativos do heitor schuch
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS